top of page
  • Foto do escritorDakila News

Até onde a mentira pode manipular um indivíduo?

Atualizado: 12 de jun. de 2023

O Show de Truman - O Show da Vida (originalmente The Truman Show) é uma produção de 1998 que se tornou um clássico do cinema.

Trazendo Jim Carrey como protagonista, o filme mostra a vida de um homem que é a estrela de um programa de TV no estilo reality show, sem que ele tenha conhecimento. Aborda de maneira cômica e dramática inúmeras questões filosóficas e reflexões sobre a vida, a ética, as relações humanas, o que é real ou não, a liberdade e outros pontos relevantes.

O ator Jim Carrey, conhecido por seus filmes de comédia, é a grande estrela de O Show de Truman O filme conta a história de Truman Burbank, um vendedor de seguros que possui uma vida pacata ao lado de sua esposa Meryl Burbank, vive em uma ilha chamada Seahaven

Cenário do grande estúdio que simula a ilha de Seahaven em O Show de Truman todos os dias ele faz o mesmo trajeto, encontra as mesmas pessoas no caminho e, ao que parece, leva uma vida feliz. Entretanto, um dia, ao sair de casa, um estranho objeto despenca do céu, espatifando-se no chão, esse é o primeiro evento que o deixa desconfiado.

Truman encontra equipamento de luz com etiqueta "Sirius", nome de uma estrela da constelação "Cão Maior"

É um equipamento de luz que faz parte do enorme estúdio televisivo criado para acompanhar e transmitr ao vivo a vida de Truman desde seu nascimento e sem que ele saiba. Há 30 anos, Christof, o idealizador do programa, conseguiu “adotar” um bebê de uma gestação indesejada. O garoto foi o primeiro ser humano sob tutela de uma empresa, sendo transformado em uma experiência social lucrativa. O fato traz uma crítica à ética capitalista, que coloca sempre o lucro acima da vida.

Tudo acontece dentro de um estúdio enorme desde que Truman nasceu. Quando questionado sobre por que Truman nunca questionou a natureza do mundo em que vive, o criador do programa, Christof, diz que nós aceitamos a realidade do mundo tal qual ela nos é apresentada.

Ed Harris como Christof, o idealizador do programa Christof é um nome que remete à Cristo e assim à criação. É como se o sujeito fosse - e se sentisse - uma entidade "divina" responsável pela criação de outro mundo.

"Truman", tem o mesmo som em inglês de "true man", traduzido como "homem verdadeiro". Ele foi assim batizado pois é o único naquela distopia que tem emoções verdadeiras e espontâneas.

Os acontecimentos em sua existência são roteirizados e suas reações exibidas para milhares de pessoas no mundo todo. O programa O Show de Truman é um sucesso.


Para isso, Christof criou um mundo completamente falso, no qual todas as pessoas que se relacionam com Truman são atores e atrizes. São mais de 5 mil câmeras que filmam todos os seus passos dia e noite. Tudo é controlado, inclusive as condições climáticas. O Show de Truman é frequentemente associado à filosofia, sobretudo ao Mito da Caverna, de Platão.

O mito conta a história de pessoas que passaram a vida toda acorrentadas em uma caverna e observam um teatro de sombras, como se aquelas imagens fossem a realidade.


Um dia, uma das pessoas desconfia que a vida é diferente das projeções exibidas e busca a verdade, se libertando e voltando para o local a fim de libertar seus companheiros.

No filme, o protagonista vive a mesma saga e precisa descobrir que sua vida é manipulada e roteirizada, para, com muito custo, sair da "caverna".

Em nossas vidas, podemos também pensar sobre quais as ideias que nos são apresentadas com o objetivo de nos manipular, e isso inclui a própria publicidade, ideologias fascistas e fake news atualmente.

A despedida de Truman de seu show A transmissão é interrompida para sempre e os expectadores, embora tenham torcido pela libertação do"herói", se sentem um pouco entediados quando o programa acaba, partindo logo para outro canal em busca de um novo entretenimento. A história joga luz em uma questão ética sobre até que ponto a vida das pessoas pode ser transformada em entretenimento. Quais são os limites? O lucro não deveria estar acima da vida, dos sentimentos e subjetividades das pessoas. REFERÊNCIAS: O Show de Truman: Qual é a mensagem do filme? (umleme.com.br) O Show de Truman: resumo e reflexões sobre o filme - Cultura Genial

Comments


bottom of page