Nos últimos dias foi possível presenciar um aumento absurdo das queimadas no Canadá, as autoridades consideram que o número de hectares queimados nesta época do ano é excepcional. O país já registrou mais de 2.300 focos de incêndios, que atingiram 3,8 milhões de hectares, números bem acima da média das últimas décadas.
Incêndio florestal na Colúmbia Britânica, no Canadá
Os incêndios se espalham nesta sexta-feira na província da Colúmbia Britânica, no oeste canadense, enquanto centenas de focos persistem do outro lado do país, em Québec, cuja fumaça estacionou sobre cidades americanas.
Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, a EPA, mais de 111 milhões de pessoas foram afetadas por alertas de qualidade do ar em grande parte do nordeste dos Estados Unidos.
As chamas destruíram cerca de 900.000 hectares de floresta na província canadense de Quebec desde o início deste ano, segundo a Sociedade para a Proteção das Florestas Contra Incêndios (SOPFEU). Sua fumaça é levada para o sul devido às condições climáticas, mas também para o leste, mesmo a milhares de quilômetros de distância. O pesquisador e palestrante de Dakila Pesquisas, Felipe Castelo Branco nessa última quarta-feira (8) gravou em seu canal do YouTube de mesmo nome, um vídeo com a participação de uma associada de Dakila, ambos abordando e questionando esse cenário caótico de queimadas.
Perguntas que ficam no ar: "Praticamente quase não está se falando na mídia sobre esse assunto, onde está Leonardo DiCaprio? onde está Greta Thunberg? onde estão os defensores da natureza e do meio ambiente nesse momento? cadê a gritaria?, esse silêncio serve pra ratificar que a preocupação das lideranças mundiais, não é com o meio ambiente, são meras narrativas com objetivos políticos, para manipulações e instrumentalizações políticas. "-Castelo Branco
A associada e convidada Nanda Saraiva que atualmente mora nos EUA relata como está a situação por lá "Nova York, Filadélfia, Pensilvânia... estão com o ar contaminados, um alerta foi feito para alertar a população da qualidade ruim do ar e avisando para que evitassem se expor do lado de fora. Cheiro de queimado, cinzas pelo ar, céu acinzentado..."
A preocupação com os efeitos na saúde refere-se principalmente a pessoas vulneráveis, como crianças, idosos ou pessoas com problemas cardíacos ou respiratórios.
Os atendimentos de emergência relacionados a ataques de asma aumentaram na cidade de Nova York, disse um porta-voz do Departamento de Saúde da cidade. Mas esse aumento de “algumas centenas” de pacientes não sobrecarrega os serviços.
O zoológico de Washington, assim como os do Bronx e do Central Park, foram fechados, e os alunos das escolas públicas de Nova York terão aulas remotas nesta sexta-feira.
Nos aeroportos de Nova York (LaGuardia, Newark) e Filadélfia, os voos sofreram atrasos devido à baixa visibilidade, informou a Agência de Aviação Civil, a FAA.
REFERÊNCIAS:
https://youtu.be/mfTYYn-Ew5U
Fumaça de incêndios florestais no Canadá cruza o oceano, atinge a Noruega e ainda afeta os EUA - Estadão (estadao.com.br)
Comments