top of page
  • Foto do escritorDakila News

Neuralink - Anuncia implante de chip cerebral para humanos

Atualizado: 23 de fev.

Elon Musk, realizou seu primeiro implante de chip cerebral em um ser humano, dando um grande passo em direção ao objetivo do bilionário de permitir que as pessoas controlem computadores com suas mentes. E pela primeira vez, Musk deu um nome ao dispositivo de implante.


Dispositivo é implantado junto ao córtex cerebral de Austin Beggin. Ele ficou tetraplégico após um acidente de mergulho oito anos atrás, e o dispositivo capta sinais elétricos gerados por seu cérebro quando ele pensa em mover o braço.


A Neuralink é uma startup fundada por Elon Musk em 2017. Ela está tentando construir uma interface cérebro-computador que ajudaria pessoas com lesões traumáticas a usar telefones e computadores apenas com seus pensamentos. Para fazer isso, a empresa está trabalhando na implantação de eletrodos nos cérebros das pessoas.


A Neuralink se baseia em décadas de tecnologia voltada para a implantação de eletrodos em cérebros humanos para interpretar sinais e tratar condições como paralisia, epilepsia e mal de Parkinson.


Pessoas com paralisia causada por lesão da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA) podem se qualificar para o estudo, disse a empresa, mas não foi revelado quantos participantes seriam incluídos na pesquisa, que levará cerca de seis anos para ser concluída.


A FDA (agência de vigilância sanitária dos EUA) deu à Neuralink aprovação para testes clínicos em humanos em maio do ano passado, após uma série de testes de implante em vários animais. O implante do tamanho de uma moeda é colocado cirurgicamente no cérebro. Até agora ele havia sido testado em macacos, que aprenderam a jogar o videogame Pong sem joystick ou teclado


O implante coloca o chip e outros componentes eletrônicos dentro do crânio do usuário, com comunicações sem fio enviando dados de sinal cerebral para um aplicativo Neuralink, que os decodifica em ações e intenções. O carregamento também é feito sem fio. A Neuralink desenvolveu um robô cirúrgico exclusivo para realizar o procedimento de implante.



Musk tem grandes ambições para a Neuralink, dizendo que ela facilitaria a rápida inserção cirúrgica de seus dispositivos de chip para tratar doenças como obesidade, transtorno do espectro autista, depressão e esquizofrenia


Pioneirismo


Porém, Neuralink não foi a primeira a realizar esse tipo de implante em humanos, área conhecida como interface cérebro-computador.


A empresa holandesa Onward já estava testando o acoplamento de um implante cerebral a outro que estimula a medula espinhal, para permitir que um paciente tetraplégico recuperasse a mobilidade.


A empresa holandesa Onward desenvolveu um dispositivo que recebe sinais de um implante cerebral e os utiliza para estimular a medula espinhal de um paciente paralisado, restaurando os movimentos perdidos


REFERÊNCIAS:






Commentaires


bottom of page