top of page
  • Foto do escritorLetícia Eduarda

Por onde passa o Caminho do Peabiru?

Atualizado: há 6 dias

Imagine uma época em que os povos nativos da América do Sul percorriam uma antiga rota que atravessava o continente de leste a oeste, conectando o Oceano Atlântico ao Pacífico. Essa trilha, conhecida como Caminho do Peabiru, passou por diversas cidades importantes no Brasil e países vizinhos, desempenhando um papel fundamental na circulação de bens, ideias e pessoas.

 

Urandir explica que a rota era vital para os povos nativos da região, permitindo o comércio, a troca cultural e a integração entre diferentes civilizações. A trilha principal atravessava locais como Assunção, no Paraguai, Foz do Iguaçu, Alto Piquiri, Ivaí, Tibagi, Botucatu, Sorocaba e São Paulo, chegando até a região de São Vicente, no litoral paulista, existem também outros ramais que chegavam a Cananeia e Florianópolis.

 

O pesquisador de Dakila ainda afirma que o caminho principal ligava Cusco, no Peru, ao litoral brasileiro na altura da Capitania de São Vicente (atual estado de São Paulo), atravessando os territórios dos atuais Peru, Bolívia, Paraguai e Brasil.

 

Com o passar do tempo, grande parte do Caminho do Peabiru foi perdida devido à expansão urbana e à construção de estradas modernas. No entanto, alguns trechos ainda podem ser visitados, como na cidade de Peabiru, no Paraná.

 

Então, se você é fascinado por história e quer conhecer um pouco mais sobre o Caminho do Peabiru, fique ligado em nosso blog.

Comments


bottom of page