top of page
  • Foto do escritorLetícia Eduarda

Qual a extensão do Caminho do Peabiru?

Urandir conta que a antiga rota indígena que ligava o Atlântico ao Pacífico tinha aproximadamente 4.000 km de extensão


Você sabia que o Caminho do Peabiru, uma antiga rota transcontinental na América do Sul, tinha aproximadamente 4.000 km de extensão? Pois é, pelo o que foi registrado até o momento, essa rede de trilhas se estendia por quase toda a América do Sul, ligando o litoral brasileiro aos Andes e ao Oceano Pacífico, passando por regiões que hoje abrangem os estados brasileiros do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, além de trechos no Paraguai, Bolívia e Peru.


Atualmente alguns trechos menores do Peabiru estão sendo resgatados e mapeados para fins de turismo. No Paraná, por exemplo, um trecho de 1.550 km está sendo revitalizado, passando por 86 municípios. Já no Oeste do Paraná, a trilha Caminhos do Peabiru liga Foz do Iguaçu a Capanema em um percurso de 125 km.


Para Urandir, o resgate e preservação do Caminho do Peabiru é fundamental para entender a história e a cultura dos povos indígenas que habitavam a região antes da chegada dos europeus. Essa antiga rota permitia a migração, o intercâmbio cultural e o comércio entre diversas etnias, desde os guaranis até os incas.


O pesquisador acredita que, com mais estudos e investimentos, será possível resgatar transformar o caminho em um atrativo turístico e educacional de grande importância: "Ao resgatar e valorizar essa antiga rota indígena, estaremos não apenas preservando um patrimônio inestimável, mas também promovendo o turismo ecológico e cultural na região." 

Comments


bottom of page