top of page
  • Foto do escritorDakila News

Trovants: O fenômeno das pedras vivas

Conhecida principalmente pela região da Transilvânia e a lenda do Conde Drácula, a Romênia também apresenta os “trovants” conhecidos como pedras vivas.



Assim como os vampiros, essas pedras fazem parte de vários mitos folclóricos e culturais do país. Encontradas na cidade de Costeti, os trovants são a principal atração turística do local, apesar de apresentarem uma aparência normal, estudando seus minerais pesquisadores descobriram características únicas.


Compostos principalmente de arenito, os trovants exibem camadas externas de areia o que os deixam extremamente resistentes à erosão. Essas rochas apresentam internamente uma estrutura similar ao anéis de crescimento das árvores e alguns pesquisadores afirmam ser possível detectar um intrigante pulsar em seu interior através de equipamentos de alta sensibilidade.


Além disso, o fenômeno mais surpreendente dessas pedras é o seu crescimento, o qual ocorre quando a água da chuva interage com seus minerais internos em um processo de drenagem da areia. Esse fato, faz com que muitos exemplares mudem de forma após chuvas, o que fabrica uma impressão de aumento imediato. Apesar dessa impressão, especialistas confirmam que o crescimento dessas rochas demora cerca de mil anos para cada quatro ou cinco centímetros.


Por conta desse fenômeno, os trovants não dispõem de um padrão de forma ou composição, podendo exibir formas e tamanhos variados, desde pequenas e esféricas até quatro metros e ovais. Ademais, essas rochas ainda possuem a capacidade de se locomover 2,5mm a cada 15 dias.



Atualmente os trovants são encontrados em uma pedreira, onde há 7 milhões de anos atrás havia o delta de uma bacia hidrográfica. Sendo assim, nessa área se acumulavam sedimentos, arenitos e siltito. Segundo Florin Stoican, co-gestor do Parque Nacional Buila Vanturarita, várias substâncias minerais se dissolviam em soluções que circulavam tal bacia, esse evento fez com que esses minerais atuassem como cimento fixando várias partículas sedimentares.


Como resultado, hoje temos os trovants, que de acordo com a terminologia geológica são obras de grãos de pedras e conglomerados, apresentando diversas composições como arenito, cascalho e outras.


Referências:



Kommentare


bottom of page