O quadro "A voz das ETNIAS" foi criado a partir de um pedido de ajuda por parte de algumas lideranças indígenas em São Gabriel da Cachoeira, que almejavam trazer a tona a verdadeira realidade dos povos originários.
No dia 05 de Março a 1ª gravação foi ao ar, contando com o Presidente do Ecossistema Dakila, Urandir Fernandes de Oliveira e a Diretora de pesquisas de RATANABÁ, Fernanda Lima que foram os apresentadores desse movimento. Até agora já tivemos a presença de diferentes lideranças, representando um total de 27 etnias, e da CEO do Agroindígena Elisangela Lima, responsável por este elo entre as tribos e DAKILA Pesquisas.
Foram lives com uma mistura de denúncia e emoção. Com certeza tudo que foi falado, toda a troca de energia, conhecimentos, e informações serviram para uma abertura mental de todos que participaram das lives, tanto presencialmente quanto online, e também contribuiu para a formação de parcerias duradouras.
“Luto pelo meu povo, por todas as etnias. Eu tinha a esperança que algum grupo pudesse nos ajudar, pois perdemos as expectativas nas lideranças governamentais. Mas agora vamos mudar isso para melhor.”
Estamos abertos a todas as inovações, tecnologias, descobertas e tudo que possamos construir juntos. E assim para toda humanidade que é o foco, para quem estiver aberto as mudanças positivas.”
Roger Xavier dos Guaranis
Infelizmente existem separações estratégicas de certa indisposição política de se fazer acontecer algumas ações de uma forma maior para uma melhor qualidade de vida dos indígenas. No entanto como “povo” temos essa obrigação, fazer com que os indígenas nos olhem como coligados e vice-versa. Consequentemente isso irá reverberar em todas as etnias fazendo com que sejamos uma voz em prol da união.
“Nesse bate-papo socializamos nossas idéias. Somos índios do século XXI, e estamos abertos a novas formas de pensar, onde buscamos um sucesso, tanto para nossa sociedade como um todo, quanto para nós individualmente.”
Lupedro dos Macuxi
As pesquisas de RATANABA contribuiram também para a criação desse quadro pois, percebemos que seria falta de empatia fazermos uma pesquisa, que está diretamente ligada a esses povos originários, e simplesmente ignorar a realidade e as necessidades deles.
Nada é por acaso, mas sim por uma causa!
A pesquisa trouxe essa demanda até Dakila que está levando ao mundo. Assim como as investigações sobre RATANABA vão para o mundo, a voz deles, através de “A Voz das Etnias”, está indo para o mundo também.
Este movimento com certeza irá ajudar as etnias do Brasil, o próprio governo, e a população brasileira. Serve de referência também, o que o Ecossistema já fez em Corguinho, Rochedo, em outros países e em pequenas comunidades que tinham certa carência, e hoje estão transformadas!!
“A demanda entre nós é muito similar, críticas e dores também muito semelhantes. Pode-se averiguar que tudo que realmente está acontecendo nessa reunião, dá abertura para uma eterna parceria tanto para com DAKILA quanto para com Elisangela no agroindígena. O que vamos levar daqui são muitas expectativas para a nossa região."
Tuxau Amazonas da Raposa Serra do Sol
Em Resumo
A cada encontro tivemos características diferentes, mas o que chamou a atenção foi terem o mesmo foco, união e busca. Nós seres humanos deveríamos pensar, repensar e voltar as nossas origens, pois sabemos que toda essa modernidade e tecnologia trazem mudanças, transformações, no entanto nada melhor do que poder buscar nossa Chama, nosso Padrão Original como eternidade.
O Presidente Urandir Fernandes de Oliveira foi chamado de cacique, grande chefe, e conversou com muitas pessoas. A inserção de DAKILA Pesquisas neste cenário pode se dizer que na avaliação final, sente-se muito honrada, pois presenciamos dois aspectos: a necessidade destes povos falarem, interagirem conosco, com a nossa “sociedade” de uma maneira muito respeitosa, pois todos são assim e também uma conquista geral, porque em busca de uma cidade perdida – RATANABA – encontramos nossa “turma perdida”, um povo menosprezado que agora nesta troca de conhecimento e informação gerou uma união, que com certeza teremos com os povos indígenas, pois somos um só povo com o mesmo DNA.
Dakila agradece a todos os envolvidos e principalmente ao cacique Roger Xavier e a responsável pelo movimento Agroindígena Elisangela por terem sido mediadores que possibilitaram essa parceria do ecossistema para com os povos indígenas participantes de "A voz das ETNIAS".
Totalizando foram feitas 7 lives ao todo com a presença de diferentes grupos indígenas. As lives se encontram na plataforma do You Tube nos canais: (Dakila Pesquisas e Urandir Responde).
Comments