top of page

CNH sem autoescola: flexibilização regulatória ou risco à segurança viária?

  • Foto do escritor: Dakila News
    Dakila News
  • há 6 dias
  • 3 min de leitura

Entenda a notícia no seu ritmo: Para tornar o conteúdo mais acessível e, ao mesmo tempo, manter a profundidade técnica, esta notícia foi apresentada em dois formatos:

  • Versão simplificada: Ideal para quem não é da área, mas tem curiosidade sobre o assunto.

  • Versão técnica: Direcionada a leitores com conhecimento prévio ou interesse profissional no tema. Escolha a leitura que combina mais com você — ou aproveite as duas! O governo federal estuda permitir que os brasileiros tirarem a CNH (carteira nacional de habilitação) sem precisar fazer aulas em autoescolas, o que pode reduzir os custos em até 80%. A ideia é atrativa para quem sonha em dirigir, mas enfrenta tarifas que hoje chegam — entre taxas do Detran e autoescola — a R$ 3 mil ou mais.

Se aprovada, a proposta permitiria que o candidato aprendesse com material online, em casa, com instrutor autônomo credenciado ou em autoescolas — mas as provas teórica e prática continuariam sendo obrigatórias.

No entanto, representantes das autoescolas e especialistas em trânsito alertam: aulas presenciais com instrutores formados garantem educação mais segura. A FENEAUTO teme o fechamento de até 15 mil autoescolas e o aumento de motoristas despreparados nas ruas.

Por outro lado, o secretário nacional de trânsito, Adrualdo Catão, defende que flexibilizar o sistema não vai gerar desemprego, mas sim ampliar o acesso e incentivar a regularização de até 20 milhões de pessoas que já dirigem normalmente, mas sem habilitação. Linguagem acessível: (Notícia produzida com auxílio de IA)

O Ministério dos Transportes apresentou um projeto que flexibiliza a formação de condutores nas categorias A e B, eliminando a obrigatoriedade de frequentar centros de formação (CFCs). O objetivo é baratear o processo — reduzindo os custos em até 80% — e democratizar o acesso à habilitação. O novo modelo permitiria ao candidato escolher entre o estudo por EAD — via plataforma do governo ou autoescola — e treinamento prático com instrutores autônomos credenciados. As horas mínimas (45 teóricas e 20 práticas) deixariam de ser obrigatórias. A aprovação nos exames permanece essencial. Entidades como ABRAUTO e especialistas em segurança viária consideram a proposta um retrocesso. Eles defendem que a formação presencial assegura qualidade instrucional e redução de sinistros, o que pode ser comprometido com a substituição por métodos menos estruturados.

Entraves de segurança global explicam sua resistência. Dados apontam que cerca de 40 mil mortes ocorrem anualmente no trânsito, com 90% decorrentes de erro humano. A formação adequada é considerada uma das principais políticas públicas para redução desses números. Linguagem técnica: (Notícia produzida com auxílio de IA) Fontes: CNH sem autoescola: especialista em segurança mostra os pontos positivos e negativos da medida CNH sem autoescola: Governo reduz custo e flexibiliza CNH sem autoescola: proposta reduz custos, mas setor teme desemprego e riscos de acidentes – Noticias R7 CNH sem autoescola: entenda proposta que acaba com exigência de aulas práticas | CNN Brasil CNH sem autoescola: especialistas reagem a proposta do governo e alertam para riscos à vida no trânsito - Portal do Trânsito, Mobilidade & Sustentabilidade CNH sem autoescola: conheça os prós e contras dessa alternativa Quanto vai custar a CNH sem autoescola? Veja perguntas e respostas sobre a proposta do governo | Exame CNH sem autoescola: Entenda as mudanças do projeto do governo CNH sem autoescolas: Aumentam as reações à proposta do governo federal de acabar com a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para tirar a CNH

ree

Quer compartilhar sua opinião sobre esta notícia? Acesse nosso canal do WhatsApp e do Telegram, clique no link das redes sociais que disponibilizamos e participe nos comentários!

🚨 Esta é uma notícia de caráter meramente informativo.🚨

Comments


bottom of page