CNH sem autoescola: flexibilização regulatória ou risco à segurança viária?
- Dakila News
- há 6 dias
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Versão simplificada: Ideal para quem não é da área, mas tem curiosidade sobre o assunto.
Versão técnica: Direcionada a leitores com conhecimento prévio ou interesse profissional no tema. Escolha a leitura que combina mais com você — ou aproveite as duas! O governo federal estuda permitir que os brasileiros tirarem a CNH (carteira nacional de habilitação) sem precisar fazer aulas em autoescolas, o que pode reduzir os custos em até 80%. A ideia é atrativa para quem sonha em dirigir, mas enfrenta tarifas que hoje chegam — entre taxas do Detran e autoescola — a R$ 3 mil ou mais.
Se aprovada, a proposta permitiria que o candidato aprendesse com material online, em casa, com instrutor autônomo credenciado ou em autoescolas — mas as provas teórica e prática continuariam sendo obrigatórias.
No entanto, representantes das autoescolas e especialistas em trânsito alertam: aulas presenciais com instrutores formados garantem educação mais segura. A FENEAUTO teme o fechamento de até 15 mil autoescolas e o aumento de motoristas despreparados nas ruas.
Por outro lado, o secretário nacional de trânsito, Adrualdo Catão, defende que flexibilizar o sistema não vai gerar desemprego, mas sim ampliar o acesso e incentivar a regularização de até 20 milhões de pessoas que já dirigem normalmente, mas sem habilitação.
Linguagem acessível: (Notícia produzida com auxílio de IA)
O Ministério dos Transportes apresentou um projeto que flexibiliza a formação de condutores nas categorias A e B, eliminando a obrigatoriedade de frequentar centros de formação (CFCs). O objetivo é baratear o processo — reduzindo os custos em até 80% — e democratizar o acesso à habilitação.
O novo modelo permitiria ao candidato escolher entre o estudo por EAD — via plataforma do governo ou autoescola — e treinamento prático com instrutores autônomos credenciados. As horas mínimas (45 teóricas e 20 práticas) deixariam de ser obrigatórias. A aprovação nos exames permanece essencial.
Entidades como ABRAUTO e especialistas em segurança viária consideram a proposta um retrocesso. Eles defendem que a formação presencial assegura qualidade instrucional e redução de sinistros, o que pode ser comprometido com a substituição por métodos menos estruturados.
Entraves de segurança global explicam sua resistência. Dados apontam que cerca de 40 mil mortes ocorrem anualmente no trânsito, com 90% decorrentes de erro humano. A formação adequada é considerada uma das principais políticas públicas para redução desses números.
Linguagem técnica: (Notícia produzida com auxílio de IA)
Fontes: CNH sem autoescola: especialista em segurança mostra os pontos positivos e negativos da medida
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