top of page

Matéria completa: Bodas de Prata: núcleo de Dakila no Rio Grande do Norte comemora 25 anos em Serra Caiada

  • Foto do escritor: Dakila News
    Dakila News
  • 2 de set.
  • 3 min de leitura

Por: Letícia Eduarda Atividades de campo, integração comunitária e visitas a pontos de pesquisa marcaram a celebração do grupo potiguar.


ree

Entre os dias 15 e 17 de agosto, Serra Caiada recebeu o 6º Encontro do Núcleo de Dakila no Rio Grande do Norte, em comemoração aos 25 anos de atividades do grupo. Conhecida pelos integrantes como uma “mini-atividade de campo”, a programação reuniu cerca de 50 pessoas vindas de diferentes estados do Nordeste, como Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Bahia, além de representantes da capital e do interior.

O núcleo potiguar começou a se formar em 1999, após uma palestra do presidente de Dakila Pesquisas, Urandir Fernandes de Oliveira, em Natal, que despertou o interesse de Fernando Aires, um dos representantes atuais do núcleo. “Minha mãe me convidou para participar da palestra. A partir daí, me envolvi nas pesquisas e atividades do projeto, e começamos a organizar grupos de estudo no Rio Grande do Norte”, contou Fernando. Inicialmente, o grupo funcionava como um grupo de estudos, com encontros e palestras em diversas cidades do interior da Paraíba, de Pernambuco e do próprio estado do Rio Grande do Norte. Em 2009, o núcleo foi oficializado, tornando-se o primeiro núcleo da região Nordeste, com participação de pessoas de estados vizinhos e fortalecimento de sua atuação.

O município de Serra Caiada se tornou a base das atividades do núcleo desde 2004, quando foi identificado um local apropriado para encontros e pesquisas de campo. O sítio utilizado pelo grupo, disponibilizado pela comunidade local, passou a ser a principal referência para reuniões, exercícios práticos e atividades de integração.

A programação começou na sexta-feira com um jantar no centro de Serra Caiada, seguido de uma palestra de abertura oficial no sítio. Durante os três dias, os participantes exploraram a serra, visitaram pontos de interesse, participaram de atividades de integração e realizaram pesquisas de campo.

O sábado foi dedicado às atividades de campo. Logo após o café da manhã, os participantes subiram à serra para explorar seus pontos naturais, conhecer a Caverna dos Marimbondos, visitar a Pedra Mágica, uma réplica da pedra localizada na sede de Dakila, e a Pirâmide, construída no local com uma base feminina para visitas e estudos. À tarde, o grupo se reuniu no parque esportivo municipal, com campo de futebol, quadra de vôlei, pista de skate, área de lazer e playground, onde aconteceu uma animada partida de futebol com MDPL, seguida de um piquenique coletivo coordenado pela organização do evento. A noite contou com mais atividades de campo e pesquisa, além de um clima de confraternização, com música, café e rodas de conversa no sítio.

No domingo, os participantes visitaram o loteamento Pé de Serra, onde alguns associados adquiriram terrenos próximos à serra, com a possibilidade de ampliar as atividades do núcleo no local.

ree

Durante os 25 anos, o Núcleo de Dakila no RN desenvolveu pesquisas de campo e fortaleceu vínculos de integração na região. Um dos pontos destacados durante a celebração foi o apoio da comunidade de Serra Caiada, que tem sido essencial para a realização dos encontros. Segundo Fernando Aires, essa colaboração é fruto de vínculos construídos ao longo da história: “A gente sempre conta com a colaboração do povo caiadense quando precisamos. São laços que fomos formando com o tempo, e o apoio de algumas lideranças locais tem sido importante para nossas atividades”, explicou.

O momento foi de celebração: as bodas de prata representam não apenas a comemoração de uma trajetória, mas também o fortalecimento dos laços entre os participantes, a comunidade e os projetos que ainda virão.



Comentários


$

1

Bitcoin
Please upgrade Crypto: Display Live Rates app to Premium to work on the live site.
bottom of page