top of page
  • Foto do escritorDakila News

Pesquisadores descobrem novidade sobre o Planeta Terra

Dakila Pesquisas é uma associação sem fins lucrativos fundada em outubro de 1997 que reúne pessoas de várias partes do Brasil e do exterior para a realização de pesquisas em diversas áreas de conhecimento.



O objetivo da associação é desempenhar um papel de liderança no desenvolvimento das abordagens interdisciplinares e multidisciplinares necessárias para promover os objetivos da agenda internacional de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Ciência, Tecnologia e Inovações (CT&I).

Podemos acreditar em tudo o que as agências espaciais falam sobre o sol, a lua, as estrelas e os planetas? Vivemos no sistema solar ou no sistema terra?



Ao longo da história, várias civilizações questionaram o formato do nosso planeta



criando hipóteses de acordo com seu nível de conhecimento, ainda hoje diversos cientistas do mundo todo questionam a veracidade da esfericidade da Terra, pois mesmo sendo mostrada como uma verdade absoluta não existem provas inquestionáveis a esse respeito. Tudo em que essa antiga teoria se baseia são somente evidências, e evidências não são necessariamente provas irrefutáveis.

Com o objetivo de trazer a luz do conhecimento ao verdadeiro formato da terra, os membros de Dakila Pesquisas se uniram a outros cientistas numa pesquisa independente, que durou sete anos, buscando provas científicas e definitivas para provar se a terra é mesmo redonda ou se tem outro formato. Foram realizados experimentos científicos, em diferentes pontos no mundo, com acompanhamento de instituições governamentais e de profissionais de vários segmentos.

Urandir Fernandes de Oliveira, fundador do Dakila Pesquisas diz em documentário:

"Realizamos dezenas de experimentos, apresentaremos apenas 7 pois foi o suficiente para determinar o real formato do planeta, utilizamos a metodologia da ciência lilarial , pois os resultados são muito mais precisos. A maior parte da nossa pesquisa foi realizada nas águas, pois ela compõem 70% da superfície do planeta."

1º Experimento com barcos e a linha do horizonte


Esse experimento tinha como objetivo determinar a curvatura ou não do horizonte no nível das águas. Foram feitos em diferentes lugares do Brasil e internacionalmente também:


Lagoa dos Patos- RS

Lagoa dos Patos- RS

Represa de Três Marias -MG

Represa de Três Marias -MG

Praia de Santos- SP

Praia de Santos- SP

Le Barcarès -França

Le Barcarès -França

Os pesquisadores montaram um telescópio Newtoniano especialmente projetado para o experimento. Com uma câmera de alta definição acoplada em sua ocular, que permitiu registrar todo o processo com eficácia.


Telescópio Newtoniano com câmera acoplada

As equipes utilizaram equipamentos de posicionamentos de alta tecnologia para garantir a precisão dos resultados.

Urandir Fernandes de Oliveira-operando um teodolito.

•O teodolito é um instrumento de precisão óptico que mede ângulos verticais e horizontais, aplicado em diversos setores como na navegação, na construção civil, na agricultura e na meteorologia.

Otávio Reis (Engenheiro)

"Nós achamos bem interessante a oportunidade de tocar em assunto assim um pouco polêmico e poder fazer parte dessas experiências, para demonstrar algo que a ciência hoje em dia não aceita."


Será que os barcos na distância em que se encontravam sumiram na água ou continuaram a ser vistos?


(Para saber os resultados o link do documentário se encontra na área de REFERÊNCIAS ao final da matéria.)



2º Experimento telescópio a longa distância




Urandir Fernandes de Oliveira diz:

"Estamos aqui na ilha Mantani no lago Titicaca no peru, vamos fazer visada desse ponto até a cordilheira branca que é a divisa com Peru e Bolívia, que está exatamente a 110 Km daqui. Se a terra for esférica nos não vamos conseguir enxergar, pelas câmeras e nem a olho nu, somente pelo telescópio. Se tem um dos pontos melhores do mundo para realmente registrar a esfericidade da terra e nesse local."


A essa distância a curvatura da terra teria uma altura de 237 m, o equivalente a um edifício de 79 andares.


Será que equipe conseguiu visualizar através do telescópio a outra margem do lago?

(Para saber os resultados o link do documentário se encontra na área de REFERÊNCIAS ao final da matéria.)



3º Experimento com ondas de rádio

Duas equipes estavam separadas a uma distância de 14 Km em margens opostas da lagoa. As duas antenas, recebem e transmitem frequências de onda ao mesmo tempo, e qualquer obstáculo entre elas bloqueia a comunicação. Elas foram minunciosamente posicionadas e direcionadas, para estabelecer a comunicação. As antenas foram posicionadas a 1 m do nível da água, a uma distância de 14 Km.


A essa distância a curvatura da terra no modelo esférico geraria um obstáculo com uma altura de 3,84 m, o equivalente a uma casa de 2 andares.


Será que os pesquisadores conseguiram estabelecer a comunicação?

(Para saber os resultados o link do documentário se encontra na área de REFERÊNCIAS ao final da matéria.)


4º Experimento com raio laser Para medir a planicidade das águas os pesquisadores optaram pelo uso do raio laser, pois o seu feixe de luz se propaga de forma linear e consegue atingir longas distâncias com a mínima perda de potência. Esse experimento consiste em duas equipes posicionadas em margens opostas, uma equipe emite um raio laser paralelo a águas, em direção a outra equipe.

O aparelho emite vários feixes de luz e é regulado para atingir a distância programada, sem expandir com o ponto focado em um objeto na outra margem



Os experimentos foram feitos no Brasil e internacionalmente também:


Praia de Caraguatatuba/Praia de Ilha Bela -(SP)

Praia de Caraguatatuba/Praia de Ilha Bela -(SP)

Lago Titicaca- Peru/Praia de Copacabana- Bolívia

Lago Titicaca- Peru/Praia de Copacabana- Bolívia

Os aparelhos são posicionados a uma altura de 1 metro do nível das águas, direcionado para a equipe da margem oposta.

A equipe preparou os equipamentos durante a tarde para realizar o experimento a noite.



No modelo esférico da terra, seria impossível o raio laser ser visto na outra margem, pois a suposta curvatura da terra seria um obstáculo em sua trajetória.

Porém se a terra não for esférica e as águas não acompanharem sua curvatura seria possível visualizar a luz do laser na outra margem, pois não haveria nenhum obstáculo em seu caminho.

Se a luz não for visível na margem oposta, será um indício da esfericidade da terra.

Será que a luz do laser atingiu a outra margem?

(Para saber os resultados o link do documentário se encontra na área de REFERÊNCIAS ao final da matéria.)


5° Experiemento (surpresa) farol de luz e raio laser


Para garantir a precisão do resultado, os pesquisadores decidiriam realizar um experimento surpresa. Com as equipes ainda posicionadas em seus locais foi disparado um farol de luz que deveria ser observado a 18 Km na margem onde se encontrava a equipe de topógrafos que usavam uma estação total.


Topógrafo utilizando o teodolito estação total

Nessa distância a curvatura da terra teria uma elevação de 6,3 metros, o equivalente a um prédio de três andares.



No decorrer do experimento foi adicionado um laser sem avisar os topógrafos.


Na câmera acima o topógrafo verificando o teodolito estação total e na tela cheia pesquisadores do outro lado do rio fazendo os testes.

Será que o topógrafo conseguiu visualizar o farol de luz e o laser?


(Para saber os resultados o link do documentário se encontra na área de REFERÊNCIAS ao final da matéria.)



6° Experiemento curvatura geodésica nas águas


Esse experimento foi realizado em Minas Gerais no reservatório da usina hidrelétrica de Três Marias. Foi utilizado um GPS geodésico numa triangulação que fosse possível verificar a horizontalidade da água. Foram verificados 3 pontos diferentes para analisar se a medida do nível do mar de ambos seria igual ou diferente.


PONTO 1

Nesse primeiro ponto a elevação em relação ao nível do mar está a 556 metros de altitude.


Será que o ponto 2 e 3 obtiveram o mesmo resultado?


(Para saber os resultados o link do documentário se encontra na área de REFERÊNCIAS ao final da matéria.)



7º Experimento da curvatura geodésica longa distância Um experimento inédito desenvolvido pelos pesquisadores foi o Experimento Geodésico, que consiste em medir dois prédios com ampla distância, tendo como referência o nível do mar, foram realizadas medições com GPS de alta precisão, na base o no topo de cada prédio.

Para realizar o experimento da curvatura geodésica foram escolhidos prédios da mesma altura e ao nível do mar, distantes o máximo possível um do outro, os locais escolhidos foram (Torres (RS)/Natal (RN)).



3050 Km de distância um do outro, com a mesma altitude em relação ao nível do mar.



Conforme a teoria da terra esférica, as distâncias das medições das bases devem ser diferentes das medições do topo, mesmo que em poucos metros.



Porém se as medidas forem iguais, tanto na base quanto no topo, isso demonstra que a terra não possui curvatura.

Para que os resultados saissem com a melhor precisão possível os pesquisadores do CTZ (Centro Tecnológico de Zigurats) convidaram o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), um dos órgãos mais conceituados no Brasil, e um dos melhores do mundo na área de topografia.




Engenheiros e técnicos do INCRA se reuniram com pesquisadores do CTZ e de Dakila, para decidirem sobre a realização do experimento que será uma evidência ou não da esfericidade da terra.


GPS de alta precisão

Na visão dos técnicos do INCRA as medidas serão diferentes, se isso for verdade, será uma das evidências mais fortes de que a terra seja realmente esférica.

Receptor de sinal GPS L1/L2

Será que altura dos prédios eram diferentes ou iguais?

(Para saber os resultados o link do documentário se encontra na área de REFERÊNCIAS ao final da matéria.)


Todos os experimentos contaram com a participação de astrônomos, cartógrafos, geólogos, topógrafos, engenheiros civis, entre outros profissionais brasileiros e estrangeiros, como dos Estados Unidos, Rússia, Chile, Holanda e Espanha. Foram utilizados equipamentos de última geração. Após o lançamento do documentário, o Dakila Pesquisas disponibilizará toda a metodologia e tecnologia empregadas para que os interessados possam averiguar os resultados.


Em breve será lançado o livro Terra Convexa com detalhamento dos experimentos científicos e um novo mapa-múndi.


REFERÊNCIAS:






Comments


bottom of page