top of page
  • Foto do escritorDakila News

Terra recebe 'mensagem alienígena' que precisa ser decifrada

Atualizado: 30 de mai. de 2023

Recentemente, cientistas decidiram realizar um teste para entender como seria se a humanidade recebesse uma "mensagem alienígena". Na última quarta-feira (24), uma sonda enviou a mensagem de fora da Terra, que chegou em cerca de 16 minutos. Daniela De Paulis.

"Ao longo da história, a humanidade buscou sentido em fenômenos poderosos e transformadores. Receber uma mensagem de uma civilização extraterrestre seria uma experiência profundamente transformadora para toda a humanidade. A Sign in Space oferece a oportunidade sem precedentes de ensaiar e se preparar tangivelmente para esse cenário por meio da colaboração global, promovendo uma busca aberta por significado entre culturas e disciplinas."

O experimento faz parte do projeto A Sign In Space (um sinal no espaço, em português), criado pela artista plástica Daniela de Paulis, é um projeto interdisciplinar em colaboração com o Instituto SETI, a Agência Espacial Europeia, o Observatório do Banco Verde e o INAF, o Instituto Nacional de Astrofísica da Itália.

O Instituto SETI-(sigla em inglês para Search for Extraterrestrial Intelligence) (Busca por Inteligência Extraterrestre) tenta entender e explicar a origem, natureza e prevalência do Universo. É a única organização dos Estados Unidos totalmente dedicada à busca de vida no Universo. Se trata de uma organização privada, mantida por empresas, pessoas físicas e órgãos governamentais.

A ESA-(Agência Espacial Euroupéia) é a porta de acesso da Europa ao espaço. A sua missão é planear o desenvolvimento da capacidade espacial da Europa espaço e assegurar que o investimento no espaço continue a trazer benefícios para os cidadãos europeus. A ESA é uma organização internacional que reúne 22 Estados membros.

O Green Bank Observatory-(Observatório do Banco Verde) permite pesquisas de ponta em comprimentos de onda de rádio, oferecendo acesso a telescópios, instalações e instrumentação avançada à comunidade astronômica, bem como a outras comunidades de pesquisa básica e aplicada. Com a radioastronomia como base, o Observatório do Banco Verde é líder mundial no avanço da pesquisa, inovação e educação.

INAF-(Instituto Nacional de Astrofísica) é um instituto italiano de pesquisa em astronomia e astrofísica, fundado em 1999. O INAF financia e opera vinte instalações de pesquisa separadas, que por sua vez empregam cientistas, engenheiros e pessoal técnico. As pesquisas que realizam abrangem a maioria das áreas da astronomia, desde a ciência planetária até a cosmologia.

O projeto (A sign in space-Daniela de Paulis) consiste em transmitir uma mensagem extraterrestre simulada como parte de uma performance ao vivo, usando uma espaçonave da ESA como fonte celeste. O objetivo do projeto é envolver a comunidade mundial de Busca por Inteligência Extraterrestre, profissionais de diferentes áreas e o público em geral, na recepção, decodificação e interpretação da mensagem. A mensagem foi enviada às 16h (horário de Brasília) da última quarta-feira (24), por meio de uma sonda marciana da missão ExoMars Trace Gas Orbiter (TGO), da Agência Espacial Europeia (ESA). Em menos de 20 minutos, os dados da "mensagem alienígena" foram recebidos pelos telescópios Allen Telescope Array e Robert C. Byrd Green Bank Telescope, do Instituto SETI e do Green Bank Observatory, respectivamente. O observatório da Estação Radioastronômica de Medicina também captou os dados.

Após o recebimento, os dados foram enviados para um servidor dedicado no site Filecoin, que permite qualquer pessoa fazer o download dos arquivos. Assim, os entusiastas podem baixar os dados brutos dos observatórios e analisar os arquivos para tentar decodificá-los; inclusive, o projeto oferece algumas instruções sobre como analisar os dados.

O intuito é mostrar que, caso o planeta Terra receba uma mensagem de uma civilização extraterrestre em algum momento, é importante que os dados dessa mensagem sejam divulgados para toda a humanidade. Dessa forma, pessoas em todo o mundo, de diferentes profissões e áreas, poderiam juntar as forças para decifrar os dados.

Daniela diz que não será uma mensagem fácil de ser decodificada e, para ela, é muito importante que a civilização esteja trabalhando em cooperação. Não é à toa que a equipe do (A Sign In Space) sugere que a melhor política em um pós-primeiro contato com alienígenas é a divulgação completa. Acesse: The Message - A Sign in Space, para baixar a mensagem.

Centro Tecnológico de Zigurats- setor de pesquisas avanças da empresa Dakila Pesquisas

Foto: Silas Ismael

O formato redondo escalonado do Observatório também funciona como um mirante aonde é possível ver a Cidade Zigurats do alto.

Com o objetivo de contribuir com a Academia mundial e estar sempre na vanguarda da busca por novos conhecimentos, a Associação Dakila Pesquisas criou, há 15 anos, o CTZ (Centro Tecnológico Zigurats) que possibilitou o aprimoramento dos estudos em diversas áreas como, por exemplo, a astronomia, a sismologia, a climatologia, e muitas outras.


O CTZ atualmente é composto por duas construções adjacentes: o próprio CTZ; e o Observatório Astronômico que foi o primeiro e único criado no Mato Grosso do Sul. Por meio do CTZ e dos pesquisadores de Dakila diversas descobertas já foram feitas e uma delas – e a mais famosa – é uma nova proposta sobre o formato da terra. “O que nos motivou a construir esse centro foi justamente poder ter a liberdade de informação, pesquisar o que achamos ser necessário ser pesquisado e aprofundado, liberdade em repassar para a população as nossas descobertas”, pontua Vanessa Oliveira, colaboradora do braço de CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovações) do ecossistema (Dakila Pesquisas).

Construído com recursos próprios, sem ligação com órgãos governamentais, está operando desde 2009, possibilitando pesquisa acadêmica em diversos níveis. Com equipamentos de alta tecnologia, o centro possui um observatório astronômico com um imenso telescópio composto de um espelho de 350 mm de diâmetro, totalmente automatizado, robótico e computadorizado.


コメント


bottom of page