top of page
  • Foto do escritorDakila News

Associados de Dakila Pesquisas inauguram parquinho na aldeia Te'yikue Caarapó

Atualizado: 7 de jul. de 2023


Os acordos e parcerias entre o Ecossistema Dakila e as diversas etnias indígenas continuam se firmando e se fortalecendo a cada dia. Nesse sábado dia 01 de julho de 2023, uma equipe do Ecossistema foi até a aldeia Te’yikue em Caarapó, MS inaugurar oficialmente o parquinho infantil que foi prometido no encontro da "A VOZ DAS ETNIAS".

Parquinho infantil na aldeia indígena TE'YIKUE CAARAPÓ

Essa aldeia pertence a etnia Guarani Kaiowá, liderada pelo Cacique Jorginho que foi um dos convidados no quadro “A Voz das Etnias”, onde essa parceria foi iniciada em março deste ano.


Nesse quadro o cacique teve a possibilidade de expor a realidade da sua aldeia, e após toda o diálogo proporcionado, Jorginho afirma “O presidente do Ecossistema recebeu a gente e apresentamos as dificuldades que tinhamos e que a mídia não mostrava. Hoje, a gente viu que os compromissos que o Urandir fez conosco se tornaram realidade” acrescentando ainda que a visita de Urandir e de sua equipe “trouxe muita alegria, não só para as crianças, mas também para os pais e as mães presentes e isso não tem preço!"


Da esquerda para a direita: Cacique Jorginho, Rezador da aldeia e ao seu lado Urandir Fernandes de Oliveira

O CEO do Ecossistema Dakila, Urandir Fernandes de Oliveira, reforça que esse é só o começo dessa cooperação “E esse foi apenas o primeiro passo feito para trazer melhores condições de vida a todos, especialmente às crianças e a aldeia Te'yikue Caarapó representada pelo Cacique Jorginho o líder indígena mais jovem do Brasil."

O parquinho infantil Savera, como foi chamado, dispõe de 13 brinquedos e contou com a presença de 200 crianças nessa inauguração.

Painel sinalizador do parquinho infantil com  a seguinte frase: "AS VOZES DAS ETNIAS ATRAVESSAM AS GERAÇÕES, MANTENDO A ESPERANÇA, FORÇA E A CERTEZA DE QUE ESTE SOLO QUE HABITAMOS É ÚNICO E ESPECIAL. O BRASIL É O BERÇO DA HUMANIDADE E OS POVOS ORIGINÁRIOS OS GUARDIÕES E DETENTORES DAS HISTÓRIAS DESTAS TERRAS!"
Painel sinalizador do parquinho infantil com a seguinte frase: "AS VOZES DAS ETNIAS ATRAVESSAM AS GERAÇÕES, MANTENDO A ESPERANÇA, FORÇA E A CERTEZA DE QUE ESTE SOLO QUE HABITAMOS É ÚNICO E ESPECIAL. O BRASIL É O BERÇO DA HUMANIDADE E OS POVOS ORIGINÁRIOS OS GUARDIÕES E DETENTORES DAS HISTÓRIAS DESTAS TERRAS!"

Crianças da aldeia Te'yikue reunidas em fila para receber lanche

Ademais, foram entregues, 27 caixas contendo diversas roupas e calçados, novos e usados para todas as faixa etárias, as quais foram arrecadadas, higienizadas e organizadas para o transporte pela lavanderia 067 Wash.

Associados de Dakila descarregando caixas com doações de roupas e calçados na escola da aldeia

Durante o evento, Urandir ainda foi presenteado com uma camiseta e um colar feito pelos artesões locais e manifestou sua gratidão pelo evento “Tivemos uma grande recepção com muita alegria e a participação maciça de seus moradores. Vimos jovens, crianças e, principalmente, muito alegria e participação ativa na apresentação das manifestações culturais dessa brava gente brasileira. Sem palavras para descrever e agradecer a recepção”.


Confira o evento na íntegra no canal da TVCH:


댓글


bottom of page