top of page
  • Foto do escritorDakila News

Pinturas rupestres da 19 Caverna do Alabama

A Revolução da Fotogrametria: Um Olhar 3D sobre as Gravuras da Caverna do Alabama

 

A maior caverna de arte rupestre da América do Norte, finalmente teve seus desenhos revelados por pesquisadores que utilizaram um técnica de fotogrametria capaz de gerar um modelo 3D das gravuras.



Localizada no Alabama nos Estados Unidos, a chamada “19 Caverna do Alabama” foi descoberta há cerca de 20 anos, porém devido seu teto baixo e a dificuldade de visualizar as pinturas à olho nu, somente nos últimos anos que pesquisadores conseguiram desvendar as diversas gravuras lá expostas.



Nesse intuito, a equipe de pesquisadores capturou mais de 16 mil fotos em um período de 2 meses. A partir desse banco de dados, os pesquisadores realizaram a sobreposição dessas imagens, assim gerando figuras tridimensionais. Essa técnica permitiu a identificação de pinturas rupestres que apresentam mais de 3m de extensão.


A captação dessas imagens não foi fácil. Levando em conta a altura das salas, poucas apresentam mais de 1,25m, sendo que muitos registros tiveram que ser realizados deitando-se no chão da caverna.



 O fotógrafo Stephen Alvarez, que participou do estudo, relata que “Vai levar anos até que as pessoas consigam descobrir o que há naqueles tetos”, pelo fato de ainda existir muita coisa a ser analisada.


O estudo também ressalta a importância dessa metodologia “Nossos resultados mostram como a fotogrametria promete uma nova era de descobertas de artes rupestres. A técnica pode também contribuir na descoberta de muitos outros aspectos inesperados entre registros arqueológicos”.


Apesar de ter sido desenvolvida em 2017, essa tecnologia já mostrou grandes resultados como nesse estudo no Alabama e em um estudo na Espanha que revelou pinturas rupestres de 24 mil anos atrás.

 

Artigo científico citado:


Referências:

1 comentário


Convidado:
05 de fev.

Magnífico 👏👏👏 muitas bênçãos a todos envolvidos neste belo trabalho, assim vai se unindo as peças e logo tudo nos será revelado por completo, nos proporcionando a alegria destas descobertas que fazem parte de quem somos.

Curtir
bottom of page